25 de março de 2011

Independência ou morte?

     Hoje teve o momento cívico lá no colégio, e o tema foi A Independência do Brasil. O professor de história deu meio que uma aulão pra gente, só que no nosso auditório. Enfim, ele falou sobre Dom Pedro I, sobre a família portuguesa, porque que a família portuguesa veio pra cá (pra quem não sabe foi por que as tropas de Napoleão Bonaparte estavam atacando Portugal), e blá, blá, blá; nada que eu não tenha visto em livros, em museus de história e arte, ou que meu pai ou meu tio não tenha me contado.
     Não, que o meu professor de história esteja errado, ele até pode estar certo, só que ele esqueceu de falar um parte, que ninguém conta (o que prova o quanto historiadores são machistas). Olha aí:
     Acontece que Dom Pedro só declarou a Independência, pois a mulher dele Dona Maria Leopoldina Josefa Carolina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo Lorena escreveu uma carta a Dom Pedro pedindo para que o marido finalmente declarasse a independência do país. Dom Pedro só fez o que a mulher havia lhe pedido, não aquela baboseira toda que Dom Pedro era um príncipe maravilhoso que por bondade declarou a nossa independência. Olha a carta:




     Se você não acredita em mim, pesquise no Wikipédia: Maria Leopoldina. Lá vai aparecer outro sobrenome, só que essas informações não foram inventadas da minha cabeça, nem eu peguei-as no Wikipédia, eu peguei de um livro chamado O LIVRO DAS GAROTAS AUDACIOSAS.

     Aproveitando que eu estou falando de Portugal, e da Imperatriz: você conhece a nossa bandeira né? Desde pequenininho você deve ter ouvido falar que a nossa bandeira é verde, amarelo azul e branco porque: amarelo representa nossas riquezas, verde representa nossas matas, azul o nosso céu, o branco eu não sei. Esqueça isso, sabe porque que nossa bandeira é assim? Porque a família Habsburgo e a família Bragança, tinham a bandeira parecidíssima com a nossa, olha elas aí:





     Ah! E lembra que eu havia falado do Napoleão Bonaparte? Então, eu vou contar aqui um pouquinho do que meu pai e meu tio já me contaram:

"As tropas de Napoleão Bonaparte, era  francesas, elas queriam conquistar a Europa inteirinha (nossa!Mas que gananciosas!). Depois de conquistarem vários países, foram invadir a Rússia! Mas perderam, pois os botões das calças dos soldados não aguentavam o frio, então eles tinha apenas duas opções: desistir de conquistar a Rússia, ou TALVEZ conquistar a Rússia, porém passando frio e vergonha." (palavras do meu pai).

     Daí suponho eu, que eles tenham ficado com a primeira opção! Mas quando me lembro dessa história rio, rio, rio! Coitados! Perderam uma guerra por causa de botões!

     Espero ter sido uma boa professora de história!

3 comentários:

Unknown disse...

Eu aprendi sobre a carta da Sra. Leopoldina do nomão Austríaca. O sr. Napoleão baixinho estava declarando guerra porque ele havia criado uma proibição da Europa inteira de fazer comércio com a Inglaterra e Portugal não aceitou obedecer o decreto porque devia muito dinheiro para a Inglaterra. Então, todos que não obedecessem o decreto seriam atacados e Napoleão foi preso na ilha de Santa Helena pelos ingleses. Final feliz! (não muito feliz na verdade)

Beatriz disse...

Legal, não que eu goste muito de história mas isso é legal. Principalmente porque o nome da esposa do Dom Pedro era : Maria Leopoldina Josefa Carolina Francisca Fernanda BEATRIZ de Habsburgo Lorena. Tem o meu nome tb! (hum, não é por principalmente isso ta? Era brincadeira...).
Bjs, Bia

Anônimo disse...

Eu ja li sobre isso no mesmo livro q vc.