1 de setembro de 2012

O papel da dança (e dos blogs) no mundo!

     
     Esses dias, eu fui convidada para participar de um workshop de dança contemporânea, com uma aluna da minha academia que fez um curso com o coreógrafo renomadíssimo de seilaonde.  Tinha bem uns cinquenta alunos na sala, toodos ansiosos pra saber como seria a aula. O exercício era bem simples: tínhamos que fazer movimentos circulares com cada articulação do nosso corpo, começando com a cabeça e terminando no tornozelo, primeiro trabalhamos as articulações separadas, e depois todas elas em um conjunto. Quando começamos a trabalhar elas em conjunto, ficou uma bagunça, parecendo a dancinha da largatixa, daí ela pediu pra gente parar e escutar ela. Então, ela disse uma coisa que me chamou bastante atenção: que como nós estávamos trabalhando com cada articulação como um todo, era importante saber que para ser realmente um movimento tinha que ter UMA ORIGEM E UM FIM, então, se o meu movimento começou na cabeça, ele podia passar pelo cotovelo e terminar no pulso, mas não teria logica se o movimento começasse pela cabeça, passasse pelo cotovelo, e assim, do nada terminasse no tornozelo.
     Então, isso ficou martelando na minha cabeça: origem, fim, lógica. Então, eu me dei conta do papel da dança no mundo: mostrar que cada coisa tem uma origem, dessa origem passa pra algum lugar, e aí teremos o fim. Vocês certamente não devem estar me entendendo, mas não seria essa a solução dos problemas do mundo? Começar por alguém, passar por outro alguém, terminarem algo, para termos um movimento, uma solução? 
     A questão é que todos se preocupam com a solução do problema, e não com realmente o problema. Daí que vem a dança: o problema teve uma origem, passou por alguma coisa para gera-lo. Esse problema, não seria então, na dança um movimento mal executado? E para nós consertamos um movimento mal executado, temos que mudar ou a origem, o meio ou o fim. 
     E o blog é a mesma coisa. Aqui nós podemos dizer, o que no nosso mundo nunca teríamos coragem dizer, podemos compartilhar nossas opiniões a respeito de tudo. Aqui é um mundo a parte, assim como a dança. Tudo bem que é um mundo cheio de bordas arredondas e fofurinhas, mas tudo bem, porque quem disse que eu gosto de algumas frescuras da dança? 
     E é por isso que eu resolvi voltar com o blog hoje, dia Primeiro de Setembro: por ser dia da bailarina, e para então lembrar a você que você pode ser a origem da solução, e que lugar além do blog eu poderia usar para falar isso?. Devo também lembrar, que a coreografa, disse algo também importante: um movimento mal ou bem executado não é feito a partir de uma só articulação, é feito a partir de VÁRIAS articulações. Então, a origem das soluções dos nossos problemas, pode não ser apenas eu ou você. A origem da solução dos nossos problemas somos nós: a sociedade. Enquanto a nossa sociedade não mudar, os problemas não mudarão, as soluções não aparecerão! O que eu quero dizer, hoje, DIA PRIMEIRO DE SETEMBRO É: seja A ORIGEM!

8 comentários:

Unknown disse...

Fiquei tipo... atualização no MSP? Sério isso? Mas que bom que você vai voltar Pipoquinha!
Adorei seu texto, acredita que me matriculei numa escola de balé mês passado? Estou realmente adorando tudo. Já gostava de música clássica, agora então já viu não é? È tudo tão encantador <3

Maitê Amorim
http://blog-nemteconto.blogspot.com

Beatriz disse...

Ooooi Pipoquinha!!!!! Estou tão feliz por vc ter voltado! Feliz dia da bailarina atrasado!
Amei seu texto, podemos refletir e pensar com ele, mt bom :)
Espero que continue nesse mundo de blogs por muito tempo! Senti sua falta!

Bjs, Bia

Tic Tac Girls disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tic Tac Girls disse...

Aquele momento que encontro outra Little Black Star, ariana e blogueira como eu ~ uhuu ~, fofo de mais o casal né ><' então, queria saber se aceita parceria/afiliação com o meu blog (Tic Tac Girls)?

kisses
Luh

http://tictacgirls.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Que bom que voltou! Eu estava com saudades! *w* O blog está muito fofo! Não sei se lembra de mim mas eu fui uma de suas primeiras leitoras, e esperava que voltasse com o blog! Feliz dia da Bailarina atrasado, que você merece! :3

Beijinhos,
Nina

Anônimo disse...

Outra coisa: Eu tenho um blog novo. É sobre conscientização, cultura, livros, poesia etc... Acho que vai gostar! Não precisa seguir se não quiser! :) Ah! E por enquanto ainda não tem nada, tudo bem? O link:
http://transformando-ideias.blogspot.com.br/

Beijos,
Nina

Laryssa Holanda disse...

Fiquei feliz por você ter voltado com o blog ^^ sucesso :D

Beijos :*
http://sweetgirl-blog.blogspot.com.br/

Marcela Antonieta disse...

amei essa postagem, concordo plenamelte com vc

<3