20 de dezembro de 2010

FITO

     
Sexta-feira, eu e meu pai fomos no FITO (festival internacional de objetos), eu gostei bastante, foi muito divertido e engraçado. Era pra mim ter falado disso no Sábado, porém, neste mesmo dia eu também fui e cheguei, muito, muito tarde.
     Os espetáculos começavam 16 hr e só acabavam as 22hr, só que a primeira apresentação que você assistia, fazia com que desse em você a vontade de assistir outra, e outra e mais outra, e o tempo passava e a gente não percebia, e o bom era que não era tão cheio assim, que era apertado de passar, tava vazio (apesar das enormes filas para entrar nas salas), mas o sucesso foi tão grande que eu acho que ano que vem terá novamente.
     Mas enfim, os espetáculos eram maravilhosos, o que eu mais gostei foi a peça: UBU LA TABLE, que significa em francês UBU NA MESA, pois a peça contava a história de Ubu, um tubo de ensaio cheio de suco de melancia, e daí a história dele era contada em uma mesa. Daí começava assim:
CENA 1 Padre Ubu (que é um tubo de ensaio) e Madre Ubu (um esfregão de boneca) brigavam, então Padre Ubu pede a Madre em casamento, e pelo que eu entendi, eles com esse casamento irão em oito dias virar os Reis da Polônia. CENA 2 Aparece Capitão (um martelo), (obs.:que pela forma curvada atrás, parece um cabelo, então o ator passa a mão no "cabelo como se tivesse ajeitando), arma com Ubu uma maneira de assassinar o rei da Polônia.
CENA 3 No Palácio, a princesa (um açucareiro) e o rei (xícara) estavam conversando, até que o rei e a princesa e o rei vão dormir, e aparece Padre Ubu e Capitão, então eles matam o rei, e aparece a princesa que ao ver o pai morto chora, enquanto Ubu comemora sua vitória!
CENA 4 Aparece um fantasma (um bule), para dizer a princesa quem matou seu pai, e quando ela descobre, diz: "Padre Ubu, deverá ser castigado, torturado, deverá receber o que deve receber".
CENA5 Padre Ubu está no banheiro, e repentinamente aparece Capitão, Ubu reclama a ele que está sem dinheiro, então Capitão tem a brilhante ideia, de matar os nobres e assim conseguir o dinheiro que eles têm.
CENA 6 Ubu e Capitão, vão ao palácio e chamam os nobres (que são as colheres), então eles pedem para que cada um se apresente, e começa a matar primeiramente a colher média, e percebendo a chance, eles tentam acertar a colher na pessoa que está em perigo (oh, não falei? em todo espetáculo tem uma pessoa em perigo, que é a pessoa que os atores tentam acertar as coisas que eles jogam nas cenas), me lembro até deles dizendo "esse vale 500 libras".
CENA 7 Ubu encontra uma velha amiga, que eu não me lembro o nome, então vamos chamá-la de Maria(que era na peça um bilboquê), aí eles tem uma conversa e Ubu sai, porém Capitão chega na mesma hora que Madre Ubu também chega, ela simplesmente parte pra cima dele, os dois dançam tango.
CENA 8 Ubu volta e Maria ainda estava lá, e conta tudo que viu para Ubu, e Ubu fica indignado.
CENA 9 Padre Ubu e Capitão, ficam frente à frente e Ubu diz que soube da traição, então Capitão diz que não vai só lutar por Madre Ubu, mas também pelo reino, pois as ideias partiram todas dele e ainda diz " tenho tropas organizadas", aí sobem à mesa várias baguetes de pão com garfos e uma faca enfiadas nelas, aí Padre Ubu diz: "eu eu tenho tropas desorganizadas", e sobe à mesa um pão de sal redondo com escovas, garfos, colheres, facas enfiado nele, e começou uma guerra era uva no público e nas tropas, farinha por todos os lados, e até pedaços de tomates, enfim a Polônia morreu, primeiro foram as tropas, depois Capitão. Daí apareceu a princesa dizendo que quem iria governar iria ser ela, mas não a Polônia e sim a Escandinávia, pois a cidade inteira havia morrido então, eles iriam invadir a Escandinávia para governá-la.


     É isso, se ano que vem tiver outro FITO e tiver essa peça e vocês quiserem assistir, é bom aprender um pouquinho espanhol, porque eles falam muito rápido e não dá pra entender muita coisa, eu assisti duas vezes pra conseguir entender, e ainda não consegui muita coisa.
     E lá é tudo de graça (menos a praça de alimentação), você só pega o ingresso das salas 1, 2 e 3, e vai pra fila; na sala 5 e n não precisa de ingresso. Se ainda tiver acontecendo em algum lugar e você quer ir, aproveita, é interessantíssimo, objetos que eram apenas objetos acabam virando personagens que nós nunca imaginaríamos que isso podia acontecer.

PARA SABER MAIS VISITE O SITE: http://www.fitofestival.com.br/home


OH, NÃO! EU VIREI UMA BAILARINA DE SACA-ROLHA!
                                     


OLHA QUEM ESTAVA LÁ? DR. ABOBRINHA DO CASTELO RATIMBUM!


O PEQUENO VULGAR



KLIKLILK


UBU DEL LA TABLE


DESFILE DOS OBJETOS, COMEÇOU UM POUQUINHO CEDO PORQUE ESTAVA CHOVENDO LÁ FORA


AS LINDAS BAILARINAS DE SACA-ROLHA. E SEGUNDO MEU PAI, ESTA FOTO FEZ COM QUE ELE PERCEBESSE QUE AQUELA MOSTRA DE TEATRO ESTAVA PARECENDO UMA INDÚSTRIA.



"UM TANGO PARAENSE COM RODAS DE BICICLETA” SEGUNDO O MOÇO DA FILA
















Nenhum comentário: